segunda-feira, 2 de março de 2020

As cinco MACROCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

ABERTURA AO NOVO: Diz respeito à capacidade de uma pessoa explorar o ambiente e novos prendizados e experiências, ser flexível e apreciativa diante de situações incertas e complexas, relacionando-se diretamente com a disposição individual para vivenciar novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. 

Competências socioemocionais relacionadas: Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico.


AMABILIDADE: Diz respeito ao emprego do afeto, a ser solidário, empático e respeitoso nas relações e a acreditar que os outros podem ser dignos de confiança, ou seja, envolve ser capaz de  compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e pelo repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa. 

Competências socioemocionais relacionadas: Empatia; Respeito; Confiança.


AUTOGESTÃO: Está relacionada à capacidade de autorregulação e inclinação a ser organizado, esforçado e responsável. O indivíduo é eficiente, organizado, autônomo, disciplinado, não  impulsivo e orientado para seus objetivos estabelecidos.

Competências socioemocionais  relacionadas: Determinação; Organização; Foco; Persistência; Responsabilidade.


ENGAJAMENTO COM OS OUTROS: Diz respeito à disponibilidade de se relacionar com as pessoas em interações sociais, às habilidades de comunicação com elas e ao nível de energia dedicado às  nossas experiências. 

Competências socioemocionais relacionadas: Iniciativa social; Assertividade;        Entusiasmo.


RESILIÊNCIA EMOCIONAL: Diz respeito à capacidade de lidar com situações adversas e com sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade e medo. 


Competências socioemocionais relacionadas:Tolerância ao estresse; Autoconfiança; Tolerância à frustração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário